Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Tribunal de Justiça afasta juíza que ofereceu lanche a suspeitos

Publicado por L S.
há 6 anos

Decisão cautelar foi unânime sobre a magistrada de Araraquara (SP). Agora o caso segue para um dos integrantes do Órgão Especial do TJ-SP que dará sequência ao processo até a decisão definitiva.

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) decidiu, por unanimidade, na quarta-feira (29), afastar de forma cautelar, a juíza Silvia Estela Gigena, da 2ª Vara Criminal de Araraquara (SP). Silvia esteve envolvida em uma polêmica por ter soltado seis suspeitos de roubo e tráfico, após ter pago lanches para eles, durante a audiência de custódia em maio deste ano.

Segundo o TJ-SP o afastamento se deu porque foram detectadas possíveis condutas contrárias à atividade do magistrado e agora o caso será distribuído para um dos integrantes do Órgão Especial e o processo tramitará até a decisão.

O G1 tentou contato com a juíza Silvia Estela Gigena, mas não obteve retorno.


Presos comem lanche na sala da juíza em Araraquara:

Conduta

Em maio, o Ministério Público entrou com uma representação na Corregedoria Geral da Justiça para apurar a conduta da juíza após uma foto dos suspeitos lanchando em seu gabinete ter circulado nas redes sociais.

Para o promotor Marinaldo Bazilio Ferreira os suspeitos não deveriam ter sido soltos devido à gravidade de suas condutas. Em dois casos, os homens cometeram assaltos à mão armada e renderam duas jovens. Em outra ocorrência, um rapaz foi detido em flagrante com 229 pinos de cocaína e R$ 525.

Na época, a juíza disse ao G1 que "suas decisões estão calcadas na mais atual jurisprudência". Os suspeitos, segundo a decisão da juíza foram soltos por serem réus primários.

A juíza relatou que na audiência três presos foram soltos a pedido do próprio Ministério Público (MP), representado pela promotoria. “Os outros presos, contrariando o parecer do MP, foram colocados em liberdade mediante decisões conforme meu convencimento e que encontram embasamento na mais nova jurisprudência”, disse a magistrada na época

O promotor questionou também o atraso da juíza para a audiência de custódia e o pagamento dos lanches para os suspeitos.

Segundo a juíza, não é incomum os presos chegarem à audiência de custódia sem se alimentarem desde a sua prisão. A lei determina que o detento, respondendo a processo ou condenado, continua a ter direito a um tratamento digno.

A juíza afirmou ainda que sabe que a escolta não pode entregar lanches aos presos e por isso determinou que eles fossem colocados no seu gabinete para que fizessem a refeição. Na ocasião, determinou também que fossem tiradas as algemas deles, atitude que contrariou a vontade do promotor e dos policiais que fizeram as imagens.

“Para minha incredulidade, invadiram meu gabinete, tiraram fotografias da cena, filmaram e enviaram à imprensa juntamente com a nota do promotor de Justiça. Nunca se viu nem se imagina que agentes policiais, incumbidos do dever de zelar pela defesa do Estado e das instituições democráticas, fossem capazes de invadir, sem autorização, o recinto de trabalho de um magistrado”, disse a juíza ao G1 na ocasião.

Na época, o promotor disse que soltar presos em primeira instância estimula a criminalidade. “[O réu] É primário, mas cometeu um crime. Eu fico indignado porque deixa a sociedade desprotegida. A polícia perde a motivação”, declarou Ferreira .

(Fonte: G1)

  • Publicações4
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações771
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tribunal-de-justica-afasta-juiza-que-ofereceu-lanche-a-suspeitos/526945676

Informações relacionadas

Consultor Jurídico
Notíciashá 5 anos

Relator vota por revogar afastamento de juíza que ofereceu lanches a presos

Conselho Nacional de Justiça
Notíciashá 5 anos

Notícias Relacionadas

12 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Antes tarde do que nunca. Lugar de bandido é no fundo de uma cadeia.

Quem quer dar luxo a assaltante e traficante que adote o seu e leve à sua casa. continuar lendo

ou seja, pms e promotores é que estão comandando a justiça do país, achando desumano dar lanche a outro ser humano. continuar lendo

Única desumanidade contida nesse caso é a soltura de bandidos violentos e de alta periculosidade, ou agora o ilustre estudante acha que traficante e assaltante são anjos? Quando soltos nas ruas voltarão a delinquir, matar inocentes e destruir famílias.

Esse fofismo penal dá asco. Coisa de quem vive no fantástico mundo de Bob ou somente no conforto de uma sala de aula mesmo. continuar lendo

Desumano é fazer o que eles fazem e ter atenção que não é merecida, isso sim é desumano, com as vítimas que fizeram, praticamente um prêmio de consolação por ser marginal que deu azar de ser pego pela polícia. continuar lendo

Estou cada vez mais triste com os comentários que vejo no JusBrasil, meus caros, aqui não é espaço para senso comum e ataques pessoais à base de achismos, estereótipos, e os famosos "e se ele..." (hipóteses), como operadores de direito devemos primar pelo ânimo científico, racional, democrático e constitucional do direito.

Não se pode exasperar bobagens como frases de efeito e frases feitas à bolsonaros e datenas, esse papo de pessoas de bem versus pessoas más, é pra criança, já está na hora de amadurecer a democracia jurídica em matéria penal. continuar lendo

Já estão cheios de bandidos nas ruas, a população esta refém, presa, e ainda juízes entregam lanches e solta bandidos.

Conheço muitas famílias aqui que são trabalhadoras, pobres, mas não escolheram o crime, e vossa excelência não vem dar lanche a essas pessoas, mas dá para marginais.

O Brasil é esta de ponta cabeça, acho que o cosmo deve afetar a mente dos brasileiro, não é possível... continuar lendo

Essa juiza é uma petista, feminina, comunista, socialista esquedista que adora ajuda dos infratores, bandidos, ladrões e estupradores, que falam que são vitima da sociedade.
e ainda sou obrigado a paga impostos para manter esses inutis chamados de autoridades. continuar lendo